quinta-feira, 24 de junho de 2010

"Eu deveria estar apaixonada por ele"

Uma amiga minha, que está saindo com um cara, me disse q não está apaixonada por ele... e disse o seguinte "Eu deveria estar apaixonada por ele". O que ela quis dizer com isso é que, para que haja um relacionamento duradouro entre os dois ela deveria estar apaixonada. Mas será mesmo q as coisas só acontecem dessa maneira?

Pra ser bem sincero, eu não faço idéia da resposta... mas tenho meus palpites. Eu creio que não é só dessa maneira que duas pessoas podem ficar juntas num relacionamento harmonioso e bla bla bla...

Creio sim que a paixão é um caminho mais rápido e simples. É claro que, da mesma forma em que a paixão vem rápido, pode ir rápido tmb. Mas é uma maneira pela qual as pessoas se identificam muito intensamente. Logo vem aquela vontade esmagadora de estar perto daquela pessoa o tempo todo. Se isto não durar, pelo menos será muito bom enquanto durar, se for recíproco, claro.

Uma vez ouvi dizer sobre um estudo científico que dizia que o tempo de duração de uma paixão é de 4 anos. É um longo tempo!!! Eu mesmo achava que paixão não durava mais q alguns meses. Mas, de qualquer maneira, se a paixão termina e o relacionamento continua (de maneira harmoniosa), podemos dizer que estas pessoas se amam. Claro, afinal, criaram um certo afeto e conforto entre ambos que os torna um casal que se ama ou pelo menos se dão bem.

Este seria o caminho lógico que minha amiga imaginou como sendo o verdadeiro. Mas não creio apenas nesse caminho. A mente humana é vasta e repleta de possibilidades que nem imaginamos. Vou colocar aqui um possível caminho que imaginei.

Duas pessoas podem sim se conhecer e se sentirem atraídas uma pela outra sem estarem apaixonadas. Isto é comum e bastante transparente nos dias atuais. Outra coisa bastante comum é este "casal" continuar ficando uma vez ou outra mesmo sem estarem apaixonados. Bem, dessa maneira cria-se certa cumplicidade entre os dois mesmo sem o elemento paixão, ou seja, é uma amizade colorida. Simples e normal hoje em dia.

Vamos considerar que o amor vem com o tempo. Assim, amor é algo que se cria com a boa convivência entre pessoas. Por exemplo, amor entre irmão. Muito tempo juntos com bons momentos faz com que irmãos criem uma história juntos e uma cumplicidade. Isto podemos chamar de amor, claro.

De forma igual, porém não com os mesmos interesses, se dá o amor entre dois ficantes de longa data. Por que não? Essas pessoas convivem amorozamente com certa frequencia e criam laços. É um caminho perfeitamente possível, creio eu. Mas, óbviamente, isto não acontece com tanta frequencia quanto casais apaixonados, afinal, a grande dificuldade neste relacionamento é a abertura, ou seja, ambos estão livre para fazerem o que quiser. É um caminho mais longo a ser percorrido.

Bem, voltando ao assunto da minha amiga que acha que deveria estar apaixonada eu diria isto para ela: fique tranquila. Não tente ficar apaixonada que será pior. A paixão não tem data nem hora pra acontecer. Se você não está apaixonada, não quer dizer que este relacionamento não vá dar certo. Com certeza será diferente de como seria se estivesse apaixonada, mas nada diz que é impossível ficarem juntos.

Para concluir, acho que existe um conselho que é válido para qualquer uma das duas situações colocadas. Paciência!!! É preciso ter calma e ir devagar. A famosa frase "a pressa é inimiga da perfeição" é a chave de toda essa reflexão, principalmente para os apaixonados, que costumam ser mais ligeirinhos.. rsss.

Um comentário:

  1. Você é mesmo um "Professor, músico, egocêntrico, teimoso e filósofo nas horas vagas. Ariano é uma racinha de merda mesmo!" que diz seu perfil? Me parece que de todos, o filósofo anda se enquadrando perfeitamente. Inteligência e sensatez juntas que acabam resultando neste texto.
    Parabéns.

    ResponderExcluir